Hora em Itapetim

terça-feira, 3 de abril de 2012

Fotos do Projovem de Itapetim - PE























Projovem Adolescente

            O tema da juventude ocupa um lugar de destaque na Agenda Social do Governo Federal, cujos objetivos gerais são a redução da pobreza e da dignidade, a erradicação da fome e promoção da autonomia e da inclusão social das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.
           Com igual ênfase política e de maneira complementar ao Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, a Agenda Social enuncia prioridades e organiza as ações que vem demonstrando, na pratica, ser possível promover o crescimento econômico aliado ao desenvolvimento social.
           O Projovem Adolescente, coordenado pelo MDS, é voltado para jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família e jovens vinculados ou egressos de programas e serviços da proteção social especial, como o Programa de Combate à Violência e à Exploração Sexual e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, ou ainda jovens sob medidas de proteção ou socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

                                 
FTG – Formação Técnica Geral:

           O FTG tem por objetivo consolidar o Coletivo de Jovens como espaço de referência formativa que aprofunda a orientação e a formação para o mundo do trabalho e oferece instrumental para o desenvolvimento da atuação social dos jovens, mobilizando-os para a realização de experiências práticas do exercício da cidadania. Dessa maneira, as ações socioeducativas dão continuidade ao trabalho realizado com os jovens, potencializando os eixos da participação cidadã e do mundo do trabalho.

Orientação Social:

              A Orientação Social visa contextualizar e subsidiar o Orientador Social em seu papel de mediador junto aos jovens na implementação de ações sociais no território. O Orientador Social trabalha com a elaboração de projetos voltados para a cidadania (inclusão social).


Cultura:

               Retomamos questões como cultura e cidadania, melhoria da qualidade de vida e participação coletiva, mas sob novas formas de percepção. Veremos o quanto é importante cultivar determinadas posturas e atitudes, como incentivar a curiosidade em saber mais sobre a sua comunidade. 

Esporte e lazer:

             Firmando a importância de compreendermos o trabalho com Esporte e Lazer a partir da Cultura Corporal (esta concepção orientou todos os trabalhos). Dela partimos para discussões envolvendo cada uma de suas manifestações, especialmente o esporte e lazer. Realizamos reflexões com os jovens sobre seu papel e sua formação, os limites e as possibilidades. Dialogamos, ainda, sobre os cuidados ao pensarmos a saúde, especialmente a concepção de aptidão física, vista como sinônimo de saúde, capaz de promover, por ela mesma, qualidade de vida adequada aos padrões estabelecidos.

Oficina de Informática
                                                                                                                                 
                      Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação. Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. Dominar conhecimentos básicos de informática é um dos fatores fundamentais para o desempenho de alunos.

Oficina de Artesanato

             O trabalho artesanal é mais que uma fonte de renda, é às vezes a única forma do artesão expressar seus sentimentos e aumentar sua auto - estima.

              Há vários materiais para o artesanato, mas as formas de trabalhar são inúmeras, e juntando a criatividade do artesão elas passam a ser infinitas. Portanto, é um dever nosso, valorizar e incentivar o trabalho artesanal e parar de encarar este tipo de produto como sendo barato, sem qualidade, sem valor. Dentro de cada produto há sentimentos, emoções, amor - sentimentos que temos o dever de VALORIZAR e RESPEITAR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário